Tudo o que você precisa saber sobre a Revolução Farroupilha

0

O dia 20 de setembro representa a lembrança de um episódio histórico para o sul do país. A chamada Revolução Farroupilha foi a revolta mais longa já ocorrida no Brasil.

Com o seu início em 1935 e final em 1945, a também chamada Guerra dos Farrapos durou 3.496 dias.

A guerrilha foi marcada pelo seu caráter republicano e lutou contra o governo imperial.

Quer entender tudo sobre esse confronto que marcou o Rio Grande do Sul? Então confira o artigo que preparamos para que você saiba tudo sobre a Revolução Farroupilha.

Principais causas do confronto

Tudo começou em 1831, quando Dom Pedro I abdicou do trono em favor de seu filho, Dom Pedro II.

Contudo, ele ainda era uma criança na época. Ou seja, isso não obedecia às regras da maioridade da Constituição. Assim ele não podia reinar o país.

Esses acontecimentos resultaram no início de um período de Regência, no qual um governo de transição passou a governar o Brasil até que o imperador atingisse a idade necessária para assumir o trono.

Mas, o povo gaúcho, que já estava insatisfeito com os impostos cobrados sobre os produtos rio-grandenses, sendo eles o charque, o couro, a erva-mate, a graxa e o sebo, não concordou com isso.

Eles também tinham ideais republicanos e buscavam mais autonomia.

No ano de 1835, com o objetivo de acalmar os ânimos, Antônio Rodrigues Fernandes Braga assumiu o lugar de presidente da província.

Entretanto, suas ideias não foram de acordo com as dos liberais, o que ocasionou o confronto.

A Revolução Farroupilha

No dia 20 de setembro de 1835, comandados por Bento Gonçalves, os revolucionários invadiram a cidade de Porto Alegre e obrigaram as tropas imperiais a saírem do local.

Os guerrilheiros exigiram que um novo presidente fosse nomeado. Porém, o novo governante não agradou aos farroupilhas.

No ano de 1836, os revoltosos proclamaram a independência com a República de Piratini (cidade que seria a capital deste governo), também chamada de República Rio Grandense.

Nesse fato, Bento Gonçalves era o presidente. Contudo, o governo imperial não reconheceu a independência e seguiu lutando.

O líder da Guerra dos Farrapos chegou a ser preso, mas o movimento já estava consolidado.

Líderes como o general Antônio de Souza Netto, David Canabarro e o italiano Giuseppe Garibaldi – esse um dos principais nomes da unificação italiana, estavam à frente do movimento.

Nos próximos anos, os rebeldes conseguiram novas vitórias e, no ano de 1839, conquistaram a cidade de Laguna, em Santa Catarina, onde proclamaram a República Juliana.

O declínio da Revolução Farroupilha

No ano de 1840, Dom Pedro II assumiu o trono e buscou medidas de pacificar o país, uma vez que existiam outras revoltas em outras províncias, além do Rio Grande do Sul.

Em 1842, as forças militares do seu governo, comandadas por Luiz Alves de Lima e Silva, o chamado Duque de Caxias, passaram a conter a revolta, tomando de volta às cidades dominadas pelos farroupilhas.

Em 1845, já enfraquecidos após uma série de derrotas e negociações entre Duque de Caxias e os líderes da Guerra dos Farrapos, os revolucionários aceitaram um acordo com o governo.

Esse acordo foi chamado de Tratado de Ponche Verde. Ele foi responsável por reintegrar o território ao império brasileiro e garantir a anistia dos farroupilhas.

Agora que você já sabe tudo sobre a Revolução Farroupilha, que tal compartilhar esse post com seus amigos e familiares, para que eles também aprendam sobre o assunto?!

Share.

Leave A Reply