Educação Corporativa em alta: entenda o que significa essa tendência no mundo dos negócios

0

Há algumas semanas o Educa atualizou você sobre as principais tendências de 2023, entre elas, a Educação Corporativa.

O assunto tem ganhado tanta notoriedade no cenário da corporação nacional, que achamos importante você conhecer essa tendência ainda mais.

De maneira simples, o conceito consiste em um projeto de formação fornecido pelas empresas, a fim de tornar cultura organizacional o processo de lifelong learning.

Para que você saiba tudo sobre esse “novo” modelo de aprendizado do mundo dos negócios, o Educa reuniu uma série de informações importantes neste artigo. Confira abaixo!

O que é Educação Corporativa?

A Educação Corporativa é ligada de maneira direta com a gestão de pessoas.

Esta estratégia tem como objetivo focar os processos de aprendizagem e o desenvolvimento dos colaboradores.

Ou seja, o termo é responsável por capacitações e treinamentos das pessoas. Contudo, o conceito não abrange apenas isso.

Hoje em dia, a Educação Corporativa vai muito além de simples formações. Essas acontecem guiadas à resultados de determinado empreendimento.

Também é importante pontuar que a expressão não leva em conta somente as hard skills dos indivíduos, mas também as habilidades socioemocionais.

Ou seja, a missão e também o desafio do conceito é identificar e buscar as melhores maneiras de desenvolver as hard e soft skills dos colaboradores.

Qual o seu objetivo principal?

A Educação Corporativa tem a premissa de alinhar os principais conhecimentos dos funcionários com as metas e visão da empresa.

É papel dos CEOs e administradores incentivar o desenvolvimento das pessoas, para que eles possam desenvolver as habilidades e conhecimentos necessários para o desenvolvimento do negócio.

Dessa forma, a régua que dita se uma Educação Corporativa é boa consiste em medir se os seus objetivos estão alinhados com o plano de negócios e metas de uma empresa.

Assim, o planejamento também se faz fundamental dentro de um negócio.

Entenda quais os benefícios da Educação Corporativa

A empresa que enxerga os benefícios do aprendizado contínuo garante uma grande vantagem competitiva perante aos seus concorrentes.

Isso porque alinha o desenvolvimento de seus colaboradores com resultados em números concretos.

Veja abaixo 9 benefícios da Educação Corporativa:

  1. Aumento da produtividade
  2. Desenvolvimento dos colaboradores
  3. Fortalecimento da cultura organizacional
  4. Inovação
  5. Motivação dos funcionários
  6. Menor rotatividade de pessoas
  7. Melhora na imagem da empresa
  8. Redução de gastos
  9. Retenção de talentos

Como aplicar o conceito na sua empresa?

Para aplicar o lifelong learning dentro de um empreendimento é necessário ter uma estratégia muito bem definida na área de gestão de pessoas.

Conheça alguns passos abaixo para estruturar essa estratégia e garantir que a Educação Corporativa funcione bem dentro da sua empresa.

  • Mapeie os problemas
  • Desenvolva um plano de ação
  • Analise os resultados

Agora que você já conhece melhor essa tendência corporativa, que tal compartilhar o conteúdo com seus amigos para que eles também possam aplicar a Educação Corporativa dentro de seus empregos?

Share.

Leave A Reply