Dia da Saúde Mental: saiba como cuidá-la

0

A última segunda-feira, dia 10 de outubro, foi marcada pelo Dia da Saúde Mental. Seu objetivo é alertar as pessoas para que se olhem com mais cuidado.

A data é celebrada no mundo inteiro e conta com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

As ações que envolvem a data se estendem por todo mês de outubro. Entre elas destacam-se debates sobre o tema, eventos e palestras.

Para que você saiba tudo sobre o assunto, preparamos este artigo com diversas informações, além de dicas para cuidar da saúde mental. Confira.

Saúde mental e bem-estar como uma prioridade global

No ano de 2022, a temática da campanha é “Fazer da saúde mental e do bem-estar para todos uma prioridade global”.

A escolha foi motivada pelos efeitos da pandemia de Covid-19, além do cenário de guerra e mudanças de emergência após tragédias climáticas em alguns lugares do mundo.

Durante o mês de outubro devem ocorrer diversas ações relacionadas ao Dia da Saúde Mental em todos os lugares do mundo. Tais celebrações acontecem desde 2013, quando a data foi instituída.

Segundo psicólogos, as pessoas estão criando cada vez mais consciência sobre a importância da promoção da saúde mental para todos, e não apenas para indivíduos que possuem transtornos psiquiátricos.

Importância da prevenção e tratamento de transtornos

Os transtornos psiquiátricos acontecem por diversos motivos. Entre eles fatores genéticos, psicológicos, ambientais e sociais.

Nas camadas mais desassistidas da sociedade, problemas financeiros também costumam ser um dos motivos que prejudicam a saúde mental das pessoas.

Os dados apontam que indivíduos que sofrem de algum transtorno mental têm menor qualidade de vida.

No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria os transtornos mentais estão relacionados a 96,8% dos casos de suicídio.

Assim, na maior parte dos casos, o suicídio poderia ser evitado se a pessoa recebesse o tratamento necessário.

Como cuidar da saúde mental?

Para ter uma qualidade de vida melhor, é fundamental manter a saúde física e mental em equilíbrio.

O bem-estar psicológico melhora diversos aspectos da vida dos indivíduos, assim como contribui para uma saúde física saudável.

Confira abaixo 6 dicas para cuidar da sua saúde mental.

  1. Estimule a sua produtividade. É importante gerar o sentimento de se sentir capaz de realizar compromissos e tarefas.
  2. Busque mais de uma motivação. Ter apenas um estímulo pode ser frustrante por vezes. Por isso, é recomendado que você busque outras formas de inspiração, podendo ser hobbies, trabalho, família.
  3. Crie vínculos para estabelecer uma rede de apoio. Relações saudáveis são essenciais, seja para fornecer apoio ou apenas compartilhar a vida.
  4. Esteja preparado para altos e baixos. Episódios bons e ruins fazem parte do dia a dia, por isso é preciso adotar hábitos para lidar com esses fatos de maneira saudável.
  5. Estabeleça uma rotina. É importante organizar o dia. Somente assim você conseguirá ter tempo para cumprir suas tarefas e fazer atividades que goste.
  6. Busque ajuda profissional. O acompanhamento profissional pode ser feito por todas as pessoas em todos os momentos das suas vidas. Não espere uma situação ruim para procurar auxílio.

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, que tal compartilhar com seus amigos e familiares para que eles também saibam como cuidar da saúde mental?!

Share.

Leave A Reply