Inteligência emocional no ambiente de trabalho

0

A inteligência emocional é um assunto extremamente importante e que frequentemente entra em pauta, principalmente quando se trata do ambiente corporativo.

Em um passado não muito distante, o tema não era levado a sério. Porém, o aumento de distúrbios como ansiedade e depressão, evidenciaram a importância de falar sobre o assunto.

Agir com equilíbrio emocional é fundamental para as relações interpessoais, inclusive dentro de corporações.

Ainda que os colaboradores possuam habilidades técnicas em sua área, é fundamental que eles sejam incentivados a manter o domínio de suas próprias emoções.

Neste artigo você entenderá a importância de agir com inteligência emocional no ambiente de trabalho.

O que é inteligência emocional?

Segundo a psicologia, inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos.

Ao desenvolver essa competência, as pessoas se tornam capazes de construir relações saudáveis, fazer escolhas de forma consciente e, por consequência, ganham qualidade de vida.

Quem tem equilíbrio emocional pensa, sente e age com consciência. Isto é, não permite que as emoções controlem a sua vida e se acumulem de maneira negativa.

Essa capacidade é baseada em pilares. São eles:

  1. Autoconsciência: diz respeito à ciência e reconhecimento das emoções, tanto as próprias, quanto as dos outros, a fim de entender a mensagem que elas trazem;
  2. Autogerenciamento: consiste no gerenciamento das próprias emoções e na busca de formas mais positivas de expressá-las;
  3. Consciência social: é a capacidade de enxergar os fatos pelo ponto de vista da outra pessoa. Em outras palavras, significa se colocar no lugar do próximo;
  4. Gerenciamento de relações: é a forma que as pessoas respondem às emoções daqueles que a rodeiam.

Para agir com inteligência emocional, devemos buscar formas de desenvolver os pilares mencionados acima. Contudo, é importante ter em mente que desenvolvê-los não é um processo simples, mas sim, algo que requer paciência para obter melhoras contínuas.

Como desenvolver equilíbrio emocional?

Seja no trabalho, na faculdade ou até mesmo em casa, é necessário lidar com pessoas diferentes e suas culturas.

Diante disso, manter as emoções equilibradas é fundamental para promover um convívio saudável com outros indivíduos em diferentes situações.

Separamos algumas dicas que irão te ajudar a desenvolver inteligência emocional:

  • Analise o próprio comportamento;
  • Treine o domínio das suas emoções;
  • Aprenda a trabalhar com os pontos negativos;
  • Desenvolva a autoconfiança;
  • Saiba lidar com a pressão;
  • Entenda os seus limites;
  • Pratique a empatia;
  • Exerça a resiliência.

Com o equilíbrio de suas emoções, você ganha qualidade de vida e tem a chance de alcançar seus objetivos pessoais e profissionais com mais facilidade.

Entenda a importância da inteligência emocional no trabalho

A inteligência emocional é considerada uma soft skill, ou seja, habilidade comportamental avaliada em entrevistas de emprego, na execução de projetos, entre outros.

Segundo relatório do LinkedIn, ela está entre as habilidades mais desejadas pelas empresas, junto da adaptabilidade, criatividade e colaboração.

Também já foi comprovado que o equilíbrio emocional aumenta a produtividade e melhora os resultados de uma empresa.

Além disso, líderes emocionalmente inteligentes conseguem aumentar a performance de suas equipes em até 30%.

Logo, dentro de uma organização, essa é uma competência que traz inúmeros benefícios.

Vantagens de trabalhar com inteligência emocional

A habilidade de trabalhar a inteligência emocional é fundamental para manter uma comunicação mais assertiva, gerenciar conflitos e conduzir relações interpessoais dentro de empresas.

No entanto, outros benefícios também são observados no ambiente de trabalho. Entre eles, a facilidade de trabalhar em equipe, o controle da ansiedade e do estresse, o aumento do engajamento entre os colaboradores e muitos outros.

Agora que você já sabe a importância da inteligência emocional no trabalho, que tal começar a desenvolvê-la através das dicas desse post?

Share.

Leave A Reply