Profissão-saúde: o cuidado especializado está em alta

0

No Dia Mundial da Saúde destacamos o aumento na procura por profissionais especializados e capacitados para os desafios da área em 2021

A área da saúde nunca esteve tão em evidência como no último ano. A pandemia de COVID-19 vem exigindo o máximo de dedicação e entrega dos profissionais de diferentes áreas da assistência humana e está reconfigurando o cenário para além dos seus próprios limites.

Nesse contexto, o dia 7 de abril, dedicado a celebrar o Dia Mundial da Saúde, se reveste de ainda mais sentido em 2021, considerando a centralidade dos profissionais da área no combate à pandemia. A escolha da data também é simbólica: neste dia, há 73 anos, foi criada a Organização Mundial da Saúde (OMS), o mais importante órgão da área no mundo.

Demanda em alta

A celebração da data nesta época acende um alerta sobre o mercado. Para além da sobrecarga dos profissionais que já atuam na área, a demanda por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos e por trabalhadores de áreas de apoio à saúde vem crescendo exponencialmente e a mão de obra qualificada não acompanha essa tendência.

Segundo pesquisa da Catho, agência online de empregos, a oferta de vagas para Fisioterapeutas Hospitalares, por exemplo, teve o impressionante aumento de 1555% entre março e maio de 2020. O mesmo aconteceu com Socorristas – cuja procura aumentou 1500%, enfermeiros de UTI – com aumento de 648%, além de profissionais de apoio como técnicos em enfermagem – 527%, radiologia – 732% e de áreas complementares. Em 2021 o cenário tende a se repetir.

As carreiras do agora

Esse panorama do ano anterior se consolida em 2021. De acordo com o relatório de empregos em alta organizado pelo LinkedIn, das quinze principais carreiras que impulsionarão o mercado de trabalho neste ano, quatro são ligadas à área da saúde:

  • Profissionais de Saúde Especializados

Ocupando o primeiro lugar na lista, os especialistas em áreas da saúde se tornaram essenciais durante a pandemia. Para além da formação superior generalista, as competências especializadas se tornaram requisitos importantes para a atuação em assistência. Especialidades em enfermagem, farmácia e fisioterapia estão em crescimento no mercado.

  • Farmacêuticos e Pesquisadores

A busca pela vacina movimentou o mercado farmacêutico e importantes organizações do setor abriram diversas vagas na área. Entre as posições mais cobiçadas estão os cientistas e assistentes de laboratório.

  • Cargos de Apoio à Saúde

Orbitando em torno das áreas principais de atenção à saúde, os profissionais de apoio, com atuação complementar, também estão em destaque no mercado de trabalho. Entre as profissões com maior projeção de crescimento em 2021 estão balconistas de farmácia, encarregados médicos e assistentes de saúde com formação multidisciplinar.

  • Especialistas em Saúde Mental

A saúde mental foi fortemente afetada pelo isolamento e pela crise sanitária do país. Sintomas de depressão e ansiedade tiveram aumento expressivo desde o início da pandemia, alavancando a procura por psicoterapeutas e psicólogos clínicos.

Especialização multidisciplinar

Enquanto a vacinação avança em ritmo lento no Brasil, a demanda por profissionais da saúde deve continuar subindo. Além disso, a pandemia tende a se tornar um divisor de águas no setor, que estará mais robusto, equipado e exigente. Por isso, profissionais qualificados e especializados em suas áreas encontrarão mais espaço no mercado de trabalho e posições mais competitivas.

Uma formação humanizada e transdisciplinar possibilita que o profissional adquira uma visão sistêmica e atue em sintonia com as boas práticas preconizadas pelos órgãos de saúde. As pós-graduações da Verbo Educacional voltadas a essa área, incluindo o exclusivo curso em Atendimento Pré-Hospitalar de Urgência e Emergência e a formação em Gestão Hospitalar, possuem currículo atualizado e adequado às exigências dos novos tempos, com abordagem teórico-prática e corpo docente composto de mestres e doutores nas suas áreas.

O crescimento do setor, além de responder ao aumento da demanda dos sistemas de saúde, também é reflexo do reconhecimento da sociedade à importância e à necessidade da atuação desses profissionais, antes, durante e após a pandemia.

Share.

Leave A Reply