Outubro Rosa: entenda a importância da campanha

0

Instituída na década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, a campanha Outubro Rosa é uma ação internacional que marca o mês atual com diversos movimentos.

Seu principal objetivo é promover a conscientização da população acerca do diagnóstico precoce do câncer de mama, e do maior acesso aos serviços de tratamento da enfermidade.

Em 2022 o mês de outubro será marcado diversas atividades a fim informar as mulheres sobre os números da doença, bem como sobre o que pode ser feito para preveni-la.

Se você deseja saber mais sobre o assunto, desde o surgimento do Outubro Rosa, até maneiras de prevenir o câncer de mama, confira este artigo.

Como surgiu o Outubro Rosa?

A campanha teve seu início nos Estados Unidos, no episódio em que vários estados se uniram para fazer movimentos sobre o câncer de mama.

Após o fato, o Congresso Americano aprovou as ações. Dessa forma, outubro ficou conhecido como o mês nacional da prevenção ao câncer de mama.

O laço rosa, que mais tarde se tornou o símbolo da campanha, foi uma iniciativa da Fundação Susan G. Komen for the Cure, que distribuiu o item aos participantes da Corrida Pela Cura, que aconteceu em Nova Iorque, no ano de 1990.

No Brasil, o primeiro ato relacionado ao tema aconteceu no ano de 2002 em São Paulo.

Na época, o monumento conhecido popularmente como Obelisco do Ibirapuera ficou totalmente iluminado com a cor rosa.

O ano de 2008 também foi marcante para a campanha, quando diversas instituições relacionadas ao câncer se uniram para iluminar de rosa os pontos mais conhecidos do Brasil, como o Cristo Redentor.

Números do câncer de mama no Brasil

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, exceto casos de cânceres de pele, o câncer de mama é o que mais atinge mulheres.

As regiões Sul e Sudeste são as que possuem taxas mais altas.

Com relação aos óbitos, constitui a primeira causa de morte da população feminina em todas as regiões do país, exceto na região Norte.

Para o ano de 2022, estima-se que surjam 66.280 novos casos de câncer de mama.

Segundo um artigo científico brasileiro, publicado na revista Public Health in Practice, as campanhas do Outubro Rosa aumentam ações preventivas de combate à doença.

A busca por mamografia aumenta 39% durante o período de mobilização e nos meses seguintes.

Outubro Rosa: conheça maneiras de prevenir o câncer de mama

A prevenção ainda é o melhor remédio contra o câncer de mama. Assim, é recomendado que a busca por um estilo de vida mais saudável aconteça desde cedo.

 Na lista abaixo, separamos 5 dicas sobre hábitos que auxiliam na prevenção da doença. Confira.

  1. Pratique atividades físicas regularmente.
  2. Siga uma alimentação saudável.
  3. Busque manter o peso corporal adequado.
  4. Evite o consumo de bebidas alcóolicas.
  5. Não fume e busque evitar o tabagismo passivo.

 Através da alimentação, atividade física, gordura corporal ideal e nutrição, é possível reduzir o risco de o público feminino desenvolver câncer de mama.

Share.

Leave A Reply