As perspectivas da educação à distância no Brasil

0

A educação à distância no Brasil teve um salto gigantesco a partir de 2020, motivado pela pandemia de Covid-19.

O Censo da Educação Superior do Inep apontou que houve um aumento de mais de 400% no número de estudantes de graduação que aderiram ao modelo EAD.

Dados como esse mostram a importância desse modelo de ensino, que tem ganhado cada vez mais adeptos, no âmbito acadêmico, e também no corporativo.

Neste artigo você entenderá melhor os desafios da educação à distância no Brasil, bem como o atual cenário dessa forma de aprendizado.

Principais características da educação à distância no Brasil

Ao contrário do que se imagina, o ensino à distância não se trata de um modelo novo. Desde o século XVIII, já existiam cursos por correspondência.

Contudo, a internet fortaleceu esse modelo de aprendizado, permitindo o acesso a diversos conteúdos e cursos não presenciais.

Veja abaixo algumas das características da educação à distância.

  • Autonomia: o estudante consegue escolher a forma como vai se organizar para os estudos.
  • Comodidade: o momento de aprendizagem se torna mais confortável, pois o aluno pode estudar de sua própria casa.
  • Economia: o modelo EAD se torna mais barato que o presencial, pois há a redução de custos de alimentação e transporte.
  • Flexibilidade: é possível estudar como e de onde quiser.

Realidade da educação à distância no Brasil

Como mencionado acima, a edição 2020 do Censo da Educação Superior do Inep, contabilizou um aumento de 428,2% no número de estudantes de graduação no modelo EAD.

Com esse crescimento, a educação à distância no Brasil superou o ensino presencial.

Atualmente, existem mais alunos matriculados no EaD (53,3%), do que na modalidade tradicional (46,7%).

Ao mesmo tempo, as vagas para estudar de maneira remota também desbancaram as vagas da educação presencial.

Enquanto existem cerca de 7,1 milhões de posições abertas para o EAD, são identificadas 6,3 milhões de vagas para o presencial.

Esses dados mostram que o ensino remoto vem ganhando cada vez mais adeptos, enquanto o tradicional ensino presencial, tem perdido sua popularidade.

O papel da pandemia

A pandemia de Covid-19 fez com que, praticamente, todas as pessoas passassem a viver em isolamento social.

Com isso, a incerteza de quando as atividades sociais retornariam se tornou presente na vida de estudantes e trabalhadores.

Nesse cenário, a solução mais óbvia era migrar todas as atividades possíveis para o ambiente online, e se adaptar de acordo com a realidade.

Assim, a educação à distância foi fortalecida e as pessoas tiveram a oportunidade de ver que esse modelo é viável em diversas situações.

Contudo, ainda é necessário levar em conta os desafios para melhorar o ensino remoto no Brasil.

Desafios educação à distância no Brasil

A educação à distância no Brasil segue em constante crescimento e evolução. Contudo, ainda é necessário resolver questões para que a modalidade avance mais rapidamente.

Veja abaixo alguns desafios encontrados no ensino remoto no país.

Internet e aparelhos de qualidade

Para o ensino remoto ser eficaz, é fundamental que alunos e professores tenham acesso à uma conexão de internet estável, veloz e que suporte upload de conteúdos e transmissões ao vivo.

Também é necessário que o estudante possua um smartphone ou notebook, para realizar atividades, leituras prévias e pesquisas.

No Brasil, a realidade de muitos alunos é a falta de acesso à internet e aparelhos eletrônicos, que são caros e muitas vezes se tornam obstáculos para o ensino EAD.

Poucas pesquisas

É fato que a modalidade EAD é uma forma de ensino assim como a presencial, no entanto, a primeira é bem mais recente.

Assim, é preciso pesquisar mais sobre o aprendizado de forma virtual e maneiras mais eficazes de ensinar.

Vale pontuar que a falta de métodos específicos para a educação remota dificulta a evolução dos cursos e do aprendizado, assim como contribui para o sucateamento do ensino.

Falta de treinamento adequado para professores

O ensino online possui uma dinâmica própria. Assim é necessário que os instrutores desenvolvam habilidades específicas para lidar com os alunos nesse meio.

Dessa forma, os professores conseguem trabalhar de forma estratégica e aproveitar tudo o que o meio digital tem a oferecer.

Compromisso dos alunos

Ele também deve ser levado em conta, uma vez que o estudante precisa de disciplina e autonomia para garantir sucesso nos estudos.

Esses dois fatores podem representar desvantagem para algumas pessoas. Daí vem a necessidade de criar estratégias para garantir a concentração e o rendimento nas aulas EAD.

Quer saber mais sobre o ensino remoto no Brasil?

Então clique aqui e confira na íntegra o Workshop Educacional Interdisciplinar: as perspectivas do ensino à distância na era digital.

Share.

Leave A Reply