Terapia do Esquema: o que é e como aplicar?

0

A Terapia do Esquema (TE) se trata de uma abordagem integrativa, sistemática e estruturada.

Seu início foi através de uma extensão da Terapia Cognitiva para o tratamento de transtornos de personalidade, até desenvolver sua própria identidade.

A soma de conceitos e métodos de outras escolas, sendo elas a da Gestalt e a da psicanálise resultou no modelo que conhecemos hoje como TE.

Neste artigo você entenderá tudo sobre a abordagem da Terapia do Esquema, desde a sua história, modelos, principais intervenções e formação em TE.

História da Terapia do Esquema

A Terapia do Esquema começou a ser desenvolvida em meados da década de 1980, por Jeffrey Young, Ph.D.

Seu objetivo era auxiliar pacientes com distúrbios crônicos de personalidade, cujo tratamentos da Terapia Cognitiva tradicional já não estariam auxiliando de maneira adequada.

Dessa forma, o especialista integrou técnicas e conceitos de um amplo leque de abordagens psicoterapeuticas, o que resultou em uma estrutura integrada.

O propósito consiste em combinar, de forma sinérgica, as forças de cada escola da psicologia.

Desde seu primeiro instituto (1990), a Terapia do Esquema foi abordada por médicos de diferentes cantos do mundo, como Ásia, Estados Unidos e Europa.

A terapia também chamou a atenção de pesquisadores da Holanda, que estavam desenvolvendo um estudo sobre tratamentos para Transtornos da Personalidade Borderline.

A partir daí os pesquisadores incluíram a abordagem da TE em sua pesquisa, com resultados controlados.

O método mostrou que, pela primeira vez, grande parte dos pacientes com Síndrome de Borderline poderiam alcançar a recuperação completa em todos os sintomas.

Os resultados positivos desse estudo forneceram forte suporte empírico para a então nova divisão da psicologia.

Dessa forma, a abordagem ganhou popularidade entre médicos e pacientes do mundo inteiro.

Modelos da Terapia do Esquema

Assim como quaisquer outras linhas da psicologia, a Terapia do Esquema conta com 4 diferentes modelos de atuação.

Seus conceitos são: Esquemas Iniciais Desadaptativos, Domínios em Esquemas, Estilos de Enfrentamento e Modos de Esquemas.

Os Esquemas Iniciais se tratam de padrões autodestrutivos que repetimos ao longo de nossas vidas.

Já os Domínios de Esquema consistem em 5 categorias amplas de necessidades emocionais de uma criança (conexão, mutualidade, reciprocidade, fluxo e autonomia).

Os Estilos de Enfrentamento se referem às maneiras pelas quais uma criança se adapta a experiências prejudiciais vividas na infância.

Por fim, os Modos de Esquema são estados emocionais vivenciados a cada momento e a resposta de enfrentamento que cada indivíduo tem.

Conheça suas principais intervenções

O propósito da Terapia do Esquema é auxiliar o paciente a compreender e atender às suas necessidades emocionais básicas.

A partir dessa premissa, ela possui intervenção eficaz reconhecida no tratamento dos seguintes distúrbios:

  • Transtorno de personalidade Borderline
  • Transtorno narcisista
  • Transtorno antissocial
  • Distúrbios alimentares
  • Terapia de casal

Formação em Terapia do Esquema

A especialização em Terapia do Esquema é ideal para psicólogos e psiquiatras que desejam complementar suas técnicas em atendimentos clínicos.

Na Pós-Graduação em Terapia do Esquema da Verbo Educacional, o profissional é preparado para atuar nas mais diversas áreas da psicoterapia, com oficinas vivenciais, estratégias de avaliação e outros métodos que possibilitam o desenvolvimento do terapeuta.

Se você é psicólogo, psiquiatra, ou se interessa pelo assunto e tem graduação de nível superior (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo), pode se inscrever nesse curso e transformar sua carreira.

Share.

Leave A Reply