Neuropsicopedagogia na prática

0

A Neuropsicopedagogia é uma ciência responsável por estudar o sistema nervoso e sua atuação com o restante do corpo humano, tendo como foco a aprendizagem.

Assim, o campo une os conceitos de neurociências, pedagogia e psicologia cognitiva a fim de diagnosticar e prevenir distúrbios de aprendizado.

O profissional da área pode atuar em três âmbitos, sendo eles Clínico, Institucional e Hospitalar. Contudo, existem diferenças entre eles.

Quer aprender um pouco mais sobre a Neuropsicopedagogia na prática? Então confira este artigo que preparamos para você.

O que é Neuropsicopedagogia?

Como mencionado acima, essa ciência abrange conceitos de outros campos de atuação. Ou seja, ela é uma área multidisciplinar.

Seu foco principal é o estudo da aprendizagem. Assim, a Neuropsicopedagogia se ocupa em diagnosticar e tratar distúrbios cognitivos.

Através desse tratamento, o processo de aprendizado e comunicação pode ser melhorado.

A área também possibilita que o profissional entenda melhor o processo de aprendizagem de cada indivíduo.

Assim, o Neuropsicopedagogo consegue entender quais são os bloqueios e dificuldades de cada um e consegue fazer com que a pessoa se desenvolva de maneira mais assertiva.

Como seguir carreira na área?

A carreira de Neuropsicopedagogo tende a ser muito próspera. Entretanto, antes de ir em busca de empregos na área, é preciso ter uma graduação e uma especialização.

De forma geral, quem deseja seguir carreira no ramo de Neuropsicopedagogia é graduado em Pedagogia ou Psicologia.

Contudo, vale ressaltar que isso não é uma regra.

Para fazer uma pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar, o interessado pode ter diploma de nível superior (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo) em qualquer área.

É indicado que você escolha instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), pois somente assim o seu diploma será válido.

A Verbo Educacional é uma faculdade de pós-graduação reconhecida pelo órgão.

Onde você irá atuar?

Como mencionado nos tópicos acima, a Neuropsicopedagogia é dividida em três campos de atuação, sendo eles: Clínico, Institucional e Hospitalar.

O profissional que deseja construir a carreira na área Clínica atuará em consultórios e unidades de saúde.

Seu foco principal será o de diagnosticar e solucionar distúrbios que envolvem habilidades auditivas, cognitivas e comunicativas.

Já na divisão Institucional, o Neuropsicopedagogo atuará em ambientes escolares com foco no auxílio do aprendizado de crianças e adolescentes.

Aqui, o profissional também poderá auxiliar no combate à evasão escolar devido às dificuldades relatadas pelos jovens no desenvolvimento do aprendizado.

Também é possível atuar na educação de estudantes que necessitam de cuidados especiais.

Na Neuropsicopedagogia Institucional, o profissional poderá instruir os professores de forma correta quanto à maneira de ensinar os alunos.

Por último, o profissional que deseja atuar no âmbito Hospitalar irá desenvolver seu trabalho em hospitais e centros clínicos.

Seu papel principal será o de auxiliar na reabilitação de pacientes que sofreram danos cognitivos, como em casos de recuperação de Acidente Vascular Cerebral (AVC), por exemplo.

Por que a Neuropsicopedagogia é importante?

A Neuropsicopedagogia é fundamental para a sociedade.

A afirmação não é à toa, uma vez que a ciência contribui para a formação de estudantes cada vez mais preparados para absorver informações dos mais variados tipos.

O profissional também pode contribuir na vida dos adultos, como em casos de tratamentos de dificuldades cognitivas e na reabilitação de pacientes.

Assim, o Neuropsicopedagogo atua, de forma geral, como um agente inclusivo, que facilita esse processo através do aprendizado, da comunicação e do diálogo.

Agora que você já sabe sobre a Neuropsicopedagogia na prática, que tal começar a se especializar no assunto?!

Share.

Leave A Reply