Moda circular: como aplicar esse conceito no seu cotidiano

0

Nos últimos anos, muito tem se ouvido falar sobre moda circular. Isso se dá pelo fato de que o mundo da moda passou a se preocupar com mais fatores, além de tendências.

Sustentabilidade, consumo consciente e como seus produtos impactam o ambiente se tornaram pauta entre discussões de marcas e consumidores.

Os temas também têm sido alvo de debates entre chefes de estado e reuniões entre países.

Neste artigo você entenderá porque a moda circular é fundamental para um futuro mais sustentável e como praticá-la no dia a dia.

Entenda o conceito de moda circular

O conceito se baseia nos fundamentos da economia circular e do desenvolvimento sustentável.

Segundo as bases, a moda circular deve preservar e aumentar o capital, otimizar a produção de recursos e fomentar a eficácia dos processos.

A partir dessas premissas, ela se diz respeito ao ciclo de vida do produto. Isto é, desde seu design até o final de sua vida útil, passando por sua produção e usuário.

É papel da moda consciente questionar a maneira em que as roupas são feitas, usadas e reutilizadas.

O termo era desconhecido até 2014. Contudo, a palavra sustentabilidade estava presente em pautas políticas e ambientais na Europa.

Foi então que, Anna Brismar, chefe e dona da empresa de consultoria sueca Green Strategy, a apresentou em um projeto sobre um evento de moda sustentável em Estocolmo.

5 exemplos de como aplicar a moda circular

Nos dias atuais, é possível reciclar cerca de 90% das peças de vestuário, calçados e acessórios. Entretanto, apenas 15% são de fato reutilizados.

Nesse contexto, por mais que pareçam pequenas, as micro ações servem como porta de entrada para um estilo de vida mais consciente.

Assim, você consegue ser protagonista e contribuir com a prática da moda circular.

Quer saber 5 ações para começar a aplicar esse conceito em sua vida? Confira abaixo.

  1. Escolha tecidos que fazem sentido para a sua realidade. Isto é, escolha materiais de qualidade e peças confortáveis de acordo com o clima de onde você mora.
  2. Dê preferência às peças usadas. Sempre que puder, aposte em peças de brechó. Nele você garante acessórios e roupas exclusivos.
  3. Prolongue o uso de suas peças. Até porque o caminho para elas chegarem até você foi longo. Pense nisso antes de descartá-las.
  4. Quando uma roupa chegar ao fim de sua vida útil, busque as marcas para entender quais soluções elas oferecem.
  5. Fique atento (a) à lavagem verde, uma vez que a moda circular exige dados e transparência.

Saiba o que significa consumo consciente

O consumidor tem mudado seu comportamento de consumo.

Hoje em dia, é comum que o comprador tenha preocupações e anseios com o impacto do setor na moda no ambiente e na vida dos trabalhadores dessa indústria.

Diante disso, o consumo consciente tem ganhado cada vez mais força.

O movimento não significa somente escolher produtos ecologicamente corretos. Mas sim, ser consciente do que se está comprando.

Isso estimula o consumidor a refletir sobre a utilidade da roupa em seu dia a dia, e se vale a pena adquirir peças apenas para seguir tendências sazonais da moda.

Uma dica para começar a praticar o consumo consciente é consumir produtos second hand e desapegar de peças paradas em seu guarda-roupas.

Formação em moda

Se você se identifica com o mundo da moda, saiba que existem diversas formações para ingressar nessa área.

Na Verbo Educacional, você encontra a pós-graduação em Moda Prática. Ela é ideal para quem deseja unir praticidade, facilidade e objetividade sem perder o estilo.

E o melhor de tudo: para ingressar nesta especialização, você pode ter formação de nível superior (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo) em qualquer área.

Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre moda circular, que tal aprofundar seus conhecimentos na indústria da moda?

Share.

Leave A Reply