Metaverso: saiba o que esperar do futuro da tecnologia

0

De forma resumida, o metaverso é uma utopia futurista cujo objetivo é unir os mundos real e virtual.

Seu surgimento teve início nas páginas de livros de ficção científica. Porém, despertou o interesse de grandes investidores, até que foi tema de debates em grandes empresas.

As expectativas a respeito do metaverso são tão altas, que o Facebook teve seu nome trocado para Meta.

Neste artigo você entenderá tudo o que precisa sobre esse novo universo, desde o que ele é, quando surgiu, empresas que apostam nessa tendência, entre outros tópicos interessantes sobre o assunto.

O que é metaverso?

Basicamente, o conceito une a realidade aumentada com ambientes virtuais. Assim o usuário tem experiências em um espaço virtual, mas com influências da vida real.

Segundo especialistas e entusiastas do tema, em alguns anos, os internautas estarão interagindo no metaverso como se estivessem “dentro” dele.

Ou seja, existirão avatares que poderão conversar, trabalhar, ter uma família e uma vida social em um ambiente totalmente online.

Como se trata de um universo digital, para acessá-lo, é preciso ter alguns itens tecnológicos, como óculos de realidade virtual, por exemplo.

Como surgiu o metaverso?

A palavra metaverso já é conhecida há muito tempo. Ela começou a ser utilizada há 30 anos, na obra de ficção científica Snow Crash, escrita por Neal Stephenson.

O livro sincroniza a realidade com a ficção científica, por meio de um jogo, onde um entregador de pizza na vida real, é um samurai em um mundo virtual, chamado metaverso.

A história foi responsável por desencadear diversos jogos conhecidos, como Fortnite, Minecraft, Roblox e Second Life, nos quais os usuários podem criar vidas paralelas em um ambiente virtual.

Em 2021, o assunto “vidas na internet” ganhou destaque após o presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, alterar o nome da rede para Meta e afirmar que a realidade digital é o futuro da internet e da tecnologia na vida das pessoas.

Em nota, a empresa ainda afirmou que investiu cerca de US$ 50 milhões nesta nova área e também que planeja testar universos virtuais nos próximos 2 anos e desenvolver aplicações de multiverso entre 2031 e 2036.

Conheça empresas que apostam no metaverso

Não foi só o Facebook que apostou nessa nova onda. A Nvidia, empresa multinacional de tecnologia, anunciou em agosto o NVIDIA Ominiverse, uma plataforma colaborativa de simulação.

Nela, artistas, designers e outros profissionais podem trabalhar juntos na construção de metaversos.

No ano passado, a Microsoft lançou no mercado o Mesh, um programa que permite a realização de reuniões com hologramas. Também desenvolveu avatares 3D para o Teams, sua ferramenta de comunicação.

A Nike também criou a Nikeland, uma aplicação dentro do jogo Reblox. Em dezembro, a marca também adquiriu uma startup com foco em NFTs de moda.

Empresas nacionais, como o Banco do Brasil também investiram nessa nova experiência. Em 2021, a instituição financeira lançou uma experiência dentro do jogo GTA. No game, o internauta pode abrir uma organização bancária e até mesmo trabalhar como abastecedor de caixa.

Além desses mencionados acima, existem outros metaversos em destaque na atualidade. Abaixo, veja quais são 3 deles.

  1. Axie Infinity
  2. CryptoVoxels
  3. Decentraland

Tecnologias utilizadas

Para que o metaverso ocorra, uma série de tecnologias precisa ser aplicada. A seguir, você poderá conhecer um pouco sobre cada uma delas.

Realidade Virtual (VR)

A VR (sigla em inglês) consiste em um ambiente tridimensional construído através de softwares.

Para acessar essa simulação, é preciso de computadores, fones de ouvido, óculos de VR, além de outros equipamentos.

Realidade Aumentada (AR)

A AR (sigla em inglês), ao contrário da VR, insere dados virtuais no mundo real. Existem diversos jogos para celulares que utilizam a tecnologia, como o Pokemon Go, por exemplo.

Os óculos AR podem ser um acessório interessante se você curte esses games!

Blockchain e criptos

A blockchain (banco de dados público e descentralizado), as criptos moedas e os NFTs (tokens não fungíveis) também dão suporte para o metaverso.

Por meio deles, é possível fazer transação de valores, bem como realizar o registro de propriedades virtuais.

Existem diversas opiniões acerca do metaverso. Algumas favoráveis, outras nem tanto.

Contudo, o que resta é aproveitar os benefícios dessa nova realidade.

Share.

Leave A Reply