As tendências tecnológicas para 2022

0

Tecnologia

Tendências de Tecnologia para 2022: fique por dentro!

As mudanças nos últimos anos impactou significativamente a relação que temos com a tecnologia e passou a fazer parte do cotidiano das pessoas, facilitando o acesso a bens de consumo e serviços, crescendo em oportunidades de negócio on-line e automatizando muitos processos.

O mercado tem se reinventado para se adaptar a uma nova realidade: mais dinâmica, focada na qualidade e rapidez na entrega ao cliente. 

Muitas das tendências para o ano de 2022, você já deve ter ouvido falar, isto se dá pelo amadurecimento e a popularização destas tecnologias, como por exemplo, a casa inteligente e o pagamento digital. Já outras, ainda repercutem dúvidas do que realmente se tratam, vejamos algumas delas:

  • Tecnologia Metaverso: Criado nos anos 90, são ambientes em que pessoas podem se conectar por meio de avatares e fazer tudo como se estivessem no mundo real: buscar informações, se comunicar, fazer compras e trabalhar. Esse conceito envolve aspectos de redes sociais, jogos online, realidade virtual e criptomoedas para conseguir estabelecer uma experiência e interatividade virtual que se assemelha à experiência na vida real.
  • Web 3.0: Trata-se da terceira fase da internet e baseia no uso da internet por meio de redes descentralizadas, e propõe que nenhuma entidade detenha o controle sobre ela, mas que mesmo assim todos possam confiar nela. A promessa é o surgimento de novos modelos de  negócios e economias.
  • Internet das Coisas (IoT): A Internet das Coisas, ou Internet of Things (IoT) em inglês, é o conceito usado para definir essa interação inteligente entre objetos físicos e o usuário por sensores inteligentes, através do bluetooth, GPS e softwares de dados.  A sua evolução deve causar o próximo grande impacto no dia a dia das pessoas. É por meio do avanço desta tecnologia que será possível deixar a casa inteligente, com objetos e eletrônicos cada vez mais práticos, funcionais e autossuficientes.
  • Pagamento Digital: A experiência de compra no online caiu no gosto de boa parte da população e tende aumentar devido ao PIX e a popularização de pagamento por aplicativos – como o WhatsApp – e a disseminação do open banking, que permitirá a criação de grandes fintechs que poderão analisar o cliente, resolver o crédito, realizar créditos de fidelidade e processar o pagamento em uma mesma operação.

Saber o que esperar da tecnologia e das inovações em 2022 é uma estratégia para entender a relação do mundo digital com os usuários e se antecipar com as tendências que estão emergindo no mercado. 

Autora: Dra. Giovana Goretti Feijó de Almeida

Coordenadora da Pós-Graduação MBA Inovação em Tecnologias Contemporâneas

Share.

Leave A Reply