Dia Nacional dos Profissionais da Área da Educação: como seguir carreira no ramo

0

Seguir carreira na área da educação significa atuar como um agente transformador, que transmite conhecimento e forma cidadãos.

Contudo, o caminho de aprendizado de um educador, por mais que seja gratificante, é repleto de desafios.

Ou seja, construir uma profissão sólida é estar pronto para trabalhar com processos de conhecimento e ensino, entre outras funções fundamentais para desenvolver o senso crítico em uma sociedade.

Se você deseja saber mais sobre a área e tem interesse em construir uma carreira sólida como educador, confira este artigo que preparamos para você!

Como é o mercado para quem quer construir uma carreira na área?

Os profissionais que atuam com educação exercem um papel fundamental para a sociedade.

Isso acontece porque uma de suas funções é trabalhar em prol da melhora da qualidade do ensino e aprendizado, dentro e fora de escolas.

Assim, as demandas para os interessados em trabalhar com educação são constantes, e permitem atuação em salas de aula e fora delas.

Outro fator importante a ser levado em consideração consiste na expansão do mercado educacional no Brasil, que ocorre devido à diminuição de burocracias para a criação de novas unidades de ensino.

A divisão pública também possui espaço para crescer na carreira. Aqui, é possível avaliar e elaborar políticas voltadas para o tema em questão. Dessa forma, processos podem ser aperfeiçoados e criados.

Quem deseja atuar como professor, pode escolher formações clássicas como Letras e Pedagogia e, após concluí-las, manter-se atualizado no mercado com uma especialização da área.

Desafios de construir uma carreira na área da educação perante às novas tecnologias

Construir uma carreira como educador na atualidade é bastante promissor. Mas também pode ser uma tarefa árdua, uma vez que os desafios são diários para essa função.

Isso porque, com a evolução das tecnologias e acesso facilitado às informações, o educador precisa conciliar a responsabilidade de transmitir conhecimento com a gravação de videoaulas, participação em lives, entre outras.

Essas “novas” demandas do cargo surgiram devido à ascensão da chamada Educação 4.0 que tem transformado o processo de aprendizagem desde seu surgimento.

Hoje em dia o educador é visto como um mentor pelos alunos, e não como o centro de tudo, como ocorria em um passado próximo.

Assim, os estudantes são protagonistas da jornada de ensino, enquanto os professores desempenham a função de auxiliá-los nesse processo.

Abaixo, confira a opinião da Profª. Drª. em educação, Mariângela Pozza, sobre os desafios de se tornar um educador no cenário atual:

“O grande desafio da educação é desenvolver nos docentes a real vontade de permitir o processo do pensamento do sujeito. A via é de ampliar a informação, com a opinião e o conhecimento. Essa geração é a geração de troca e do diálogo, quem ficar no tradicional não conseguirá passar sua mensagem.”

Dia Nacional dos Profissionais da Área da Educação

A data de 06 de agosto é marcada no Brasil inteiro pelo Dia Nacional dos Profissionais da Área da Educação.

O dia é comemorado desde 2015, quando a Lei nº 13.054/14 foi sancionada. Ele foi instituído a fim de valorizar e reconhecer os profissionais que escolheram seguir carreira na área da educação.

Agora que você já conhece essa área responsável por formar cidadãos, que tal começar a estudar hoje mesmo para construir a sua trajetória no ramo?!

Share.

Leave A Reply