Dia do Meio Ambiente: aprenda como ser mais sustentável no seu dia a dia

0

A data de 05 de junho é marcada pelo Dia do Meio Ambiente no mundo inteiro.

Desde 1973, quando foi celebrado pela primeira vez, o dia se desenvolveu como uma plataforma global de sensibilização e ação para questões urgentes que envolvem a natureza.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), e, há 5 décadas, conta com a participação de milhões de pessoas.

O envolvimento de todos esses indivíduos foi e é fundamental para impulsionar e motivar a política ambiental nacional e internacional.

Cada comemoração da data possui um tema diferente e é sediada oficialmente em um país.

Em 2022, a celebração ocorrerá na Suécia, com a temática “Uma Só Terra”, cujo foco será em uma vida sustentável em harmonia com a natureza.

 Neste artigo você irá conhecer a história do Dia do Meio Ambiente, sua importância, como praticar ações sustentáveis, dicas e muito mais!

História do Dia do Meio Ambiente

A Conferência de Estocolmo, que ocorreu em 1972, ficou marcada pela criação do Dia do Meio Ambiente.

A Organização das Nações Unidas (ONU), através do PNUMA, escolheu o dia 5 de junho para coincidir com a data de realização da conferência.

O objetivo principal da criação do Dia do Meio Ambiente é chamar a atenção de todas as camadas da sociedade para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Foi a partir da Conferência de Estocolmo que começaram as mudanças no modo de enxergar e tratar as questões ambientais ao redor do mundo.

Também foram estabelecidos princípios a fim de orientar as políticas ambientais em todo o planeta.

Contudo, ainda que o evento tenha sido um grande avanço no que diz respeito ao cuidado com o meio ambiente, não foi nesse momento que os problemas foram resolvidos.

Importância do Dia do Meio Ambiente

Nos dias atuais, existe uma grande preocupação em torno das questões ambientais e dos impactos causados na natureza, decorrentes da ação humana.

Entretanto, é preciso que governos e populações tomem atitudes mais incisivas.

A maneira como os indivíduos vivem ainda é muito agressiva ao meio ambiente. O consumo exagerado de recursos e a perda da biodiversidade altera de forma drástica o ecossistema.

Nesse contexto, o Dia do Meio Ambiente tem um papel fundamental de conscientizar o planeta a respeito dessas problemáticas.

Desde a sua instituição, a data possui bastante destaque no calendário mundial.

Anualmente, chefes de estado se reúnem para debater sobre as questões ambientais.

Ainda, são feitas diversas campanhas a fim de mobilizar todas as pessoas a respeito das problemáticas que envolvem a natureza como um todo.

No Brasil, desde 1981, existe a Semana Nacional do Meio Ambiente, instituída com o mesmo objetivo de conscientizar os governantes e a sociedade.

Durante a semana, que acontece entre os dias 01 e 05 de junho, são realizadas diversas atividades em escolas, ONGs, instituições governamentais, empresas privadas, entre outras.

Saiba o que você pode fazer nesse Dia do Meio Ambiente

É importante ressaltar que os problemas com o meio ambiente não interferem apenas no futuro.

Preservar a fauna, a flora e os recursos naturais é algo urgente, que precisa ser feito nos dias de hoje.

Apesar de parecer uma tarefa difícil, é possível ajudar a natureza com atitudes simples. Se cada um fizer a sua parte, a próxima geração pode ter um futuro mais sustentável.

Quer saber como você pode contribuir com as questões ambientais, não somente no Dia do Meio Ambiente, mas também em outros? Confira abaixo.

  • Reaproveite e recicle;
  • Não desperdice alimentos;
  • Economize água e energia.

5 dicas sustentáveis para aplicar no seu dia a dia

O primeiro passo para adotar uma vida mais sustentável é ir em busca de informações confiáveis, fornecidas por autoridades competentes, especialistas da área e estudos.

Além disso, é preciso ser mais crítico e questionar a si mesmo o motivo de determinadas ações, como compras e descartes de produtos.

Se você deseja ir além e adotar hábitos mais ecológicos no seu cotidiano, veja a seguir 5 dicas de como colocar isso em prática.

1 – Dê mais atenção às compras

Que tal substituir os hortifrútis convencionais pelos orgânicos? Além disso, você pode substituir, uma vez por semana, a carne por alimentos com alto teor de proteínas.

Isso colabora com a redução da emissão de carbono, uma vez que a pecuária impacta na produção de gases estufa.

2 – Pense bem de quem você vai comprar

Dar preferência ao produtor local é fundamental para o desenvolvimento da economia e apoio às pequenas empresas do lugar.

Contudo, também contribui para reduzir a emissão de gases estufa relacionadas ao transporte de mercadorias e embalagens.

3 – Escolha empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável

Procure informações sobre quem são as empresas que vendem os produtos. É necessário entender como as ações das companhias se preocupam e impactam no meio ambiente.

Antes de adquirir algo, é importante fazer questionamentos como: “Por que essa empresa vende mais?”, “Elas possuem denúncias sobre trabalho escravo ou exploração infantil?”.

4 – Fuja de plásticos de uso único

Apenas 7% do plástico do mundo é reciclado. Para mudar essa realidade, é interessante que você opte para objetos que possam ser reutilizados.

Escolher canecas e sacolas reutilizáveis são ações simples para praticar o consumo sustentável.

Essas atitudes também auxiliam na redução da quantidade de plástico nos lixos e nos oceanos.

5 – Compre menos

Antes de comprar algo, analise se você realmente precisa daquilo ou não. Compras compulsivas tendem a ser pouco usadas e desperdiçadas antes do fim de sua vida útil.

Porém, caso você decida fazer a compra, busque produtos de qualidade, que durem mais e que reduzam a produção de resíduos.

Agora que você já sabe a importância do Dia do Meio Ambiente e como ter atitudes mais sustentáveis, que tal começar a colocar esses ensinamentos em prática?!

Share.

Leave A Reply