Você sabe mesmo o que é tecnologia?

0
O que é Tecnologia?

A tecnologia está em todos os lugares e isso todo mundo sabe, mas não é todo mundo que sabe mesmo o que é tecnologia! Leia agora o artigo da professora Dra. Giovana Goretti Feijó de Almeida e entenda: 

A amplitude do conceito tecnologia

Já pensou que pintura, dança e canto podem ser inovadoras? Isso é o que aponta um estudo de 2022, do Instituto de Psicologia, da USP. Nesse caso, a inovação está contida no processo dessas três atividades e fazem parte da evolução da mente humana, ou seja, a evolução da nossa mente é uma inovação natural. Isso evidencia que a inovação e a tecnologia advém do conhecimento humano, sendo dispositivos técnicos, os mecanismos que ajudam os seres humanos nas atividades cotidianas.

Uma pesquisa arqueológica, publicada também pela USP em 2022, deixa à vista o posicionamento sobre tecnologia e inovação, a partir da análise das pontas de pedra lascada, indicando uma tradição tecnológica com mais de 8 mil anos. Imaginem que um pedaço de pedra, é uma tecnologia que faz parte da evolução humana, assim como a invenção da roda há milênios atrás. Aqui não estamos falando de smartphones ou casas inteligentes (tecnologias que estamos acostumados a encontrar na mídia no século XXI), mas falamos de pedras que foram transformadas em algo útil para o ser humano evoluir. Isso é inovação e também tecnologia! 

A inovação é uma temática bastante complexa e, geralmente, está  vinculada à tecnologia no sentido de aparato técnico, estamos acostumados a atribuir a softwares, celulares de última geração, internet, ou outros dispositivos tecnológicos. Mas o que as hortas comunitárias teriam de inovador ou tecnológico? Talvez, a maioria das pessoas pense em algum equipamento de última geração para irrigação, mas nem sempre a inovação trata disso. Podemos exemplificar com as hortas comunitárias urbanas, telhados urbanos, ou ainda as fazendas urbanas desenvolvidas em telhados de prédios presentes nos EUA.  A inovação desses casos é o local onde são cultivadas essas hortas, ou seja, no espaço urbano, em cima de telhados que são espaços vazios subutilizados. A tecnologia, nos exemplos apresentados, é o conhecimento do rural adaptado à realidade urbana, tornando possível pensar, inclusive, em florestas urbanas adaptadas em prédios no meio da cidade. 

Em 2018, publiquei um artigo, cujo foco era a discussão da presença da agroecologia (elemento do meio rural) nos mercados sustentáveis por meio das fazendas e da agricultura urbanas. Isso quer dizer que a discussão envolvia a tecnologia e a inovação de um meio (o rural) em outro (o urbano), cujas características são distintas. Isso também é inovação e tecnologia. Olhe em volta e você verá que nosso cotidiano é envolvido por inovações e tecnologias que nem sempre demandam dispositivos técnicos. Precisamos ampliar nossos conhecimentos sobre ambos os termos (inovação e tecnologia) para estarmos atualizados ao mundo contemporâneo.

Autora: Dra. Giovana Goretti Feijó de Almeida

Coordenadora da Pós-Graduação MBA Inovação em Tecnologias Contemporâneas

Share.

Leave A Reply