Entenda o que faz um fisioterapeuta na prática

0

Provavelmente você já escutou muitas vezes que a fisioterapia é uma aliada no tratamento contra as dores. Mas você sabe o que faz um fisioterapeuta na prática?

O profissional é responsável por diagnosticar e ir em busca de tratamentos para atender pacientes que sofreram alguma lesão, ou sofrem de doenças crônicas, entre outros casos.

Dessa forma, o fisioterapeuta utiliza técnicas manuais e equipamentos que auxiliam na recuperação da saúde de indivíduos de todas as idades e de diferentes condições físicas.

De maneira geral, o seu objetivo é devolver a qualidade de vida para seus pacientes, de acordo com a realidade de cada um.

Neste artigo você saberá o que o profissional de fisioterapia faz no seu dia a dia, além das áreas de atuação e da sua área de formação.

O que faz um fisioterapeuta?

O profissional responsável por devolver a qualidade de vida para seus pacientes utiliza seus conhecimentos em anatomia humana para manter, desenvolver e restaurar a capacidade física das pessoas.

Assim, através de algumas ferramentas específicas, como barras, bolas e máquinas, ele elabora conjuntos repetitivos de movimentos.

A intenção dessa mobilidade é avaliar a dor e restabelecer a aptidão física das pessoas.

Ou seja, a partir do diagnóstico, o fisioterapeuta prescreve o tratamento a ser feito. Seu tipo vai depender de acordo com a condição do indivíduo tratado, podendo ser:

  • Aplicação de massagens
  • Exercícios aquáticos
  • Exercícios físicos
  • Terapia de contraste (que usa calor e frio)

A primeira parte do tratamento é feita com a presença do profissional. Mas, conforme a evolução do paciente, a fase posterior pode ser realizada sem a supervisão do fisioterapeuta.

Nessa situação, o fisioterapeuta ensina e orienta o indivíduo sobre os exercícios e movimentos que precisam ser feitos.

Ele também reavalia a pessoa de forma regular, a fim de identificar melhorias em sua saúde e readaptar o tratamento, caso haja necessidade.

Conheça as áreas de atuação

Agora que você já conhece a rotina de um fisioterapeuta, também é importante saber que a área oferece diversas vagas em vários ramos de atuação.

Assim, é possível que o profissional trabalhe em ginásios, hospitais, centros de reabilitação, universidades, entre outros.

Isto é, quem atua com fisioterapia pode trabalhar no meio acadêmico, em academias ou clubes, com estética ou até mesmo, abrir a própria clínica.

Abaixo você pode conferir 7 carreiras para seguir como fisioterapeuta:

  1. Acupuntura
  2. Fisioterapia Aquática
  3. Fisioterapia Cardiovascular
  4. Fisioterapia Esportiva
  5. Fisioterapia do Trabalho
  6. Fisioterapia Traumato-Ortopédica
  7. Pilates

Qual a formação seguir para trabalhar como fisioterapeuta?

Para exercer a fisioterapia, é fundamental ser certificado por uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC.

Caso você possua graduação de nível superior (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo) em qualquer área e se interessa pelo assunto, uma especialização pode turbinar o seu currículo.

Na Verbo Educacional você encontra a Pós-Graduação em Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia, que lhe prepara para contribuir com o bem-estar e saúde do trabalhador.

Sua metodologia de ensino é baseada nas normas e exigências das associações e conselhos ABRAFIT, COFFITO e ABERGO.

Assim, ao final da pós, você tem ainda mais verticais de atuação para exercer a fisioterapia.

Agora que você já sabe como é ser um fisioterapeuta na prática, que tal se especializar na área?

Share.

Leave A Reply