Conheça a história do APH Tático no Brasil

0

O Atendimento Pré-Hospitalar Tático, ou APH Tático, é uma técnica usada para socorrer vítimas em ambientes hostis.

Assim, para praticar esse atendimento, é preciso que os agentes de segurança pública passem por um treinamento intensivo e preciso, a fim de fazê-lo de maneira correta.

Ainda que o início do APH Tático no Brasil tenha acontecido há algumas décadas, sua prática se tornou mais comum apenas em meados da década de 1980.

Entender a história dessa técnica de socorro é muito importante para quem segue ou deseja seguir carreira na área.

Neste artigo você entenderá como surgiu o APH Tático no Brasil.

O início do APH Tático no Brasil

No país, o APH Tático começou a ser abordado no ano de 1949, pelo Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência (SAMDU).

Contudo, ele permaneceu estático por 40 anos.

Em julho de 1986, o Grupamento de Socorro de Emergência (GSE) foi criado com o objetivo de desempenhar atendimentos que, antes, eram feitos de forma irregular por equipes dos hospitais públicos.

O trabalho prestado pelo GSE se tornou referência no Brasil inteiro.

Ao final da década de 1980, o Atendimento Pré-Hospitalar Tático era implantado nos quatro cantos do país.

Contudo, ao chegar em Joinville – SC, a Polícia Militar assumiu essa função juntamente a um grupo de médicos da cidade.

Isso ocorreu pela grande preocupação em torno do aumento de acidentes e agravamento dos traumas, uma vez que não haviam equipes capacitadas para fazer esse atendimento.

Em 1989, então, ocorreu a primeira capacitação de socorristas, promovida pela Polícia Militar em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Entretanto, só em 2004 o primeiro curso de APH Tático foi criado.

Em quais situações aplicar esse atendimento?

Como você já viu nos parágrafos acima, essa técnica é usada para o resgate de vítimas em ambientes conflituosos.

Dessa forma, o atendimento pode ser aplicado em situações de combate militar, missões de paz, ou quando existe a necessidade de usar forças especiais.

O APH Tático é o primeiro socorro que a vítima recebe, antes da chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Entenda a diferença entre APH Convencional e APH Tático

A principal diferença entre esses dois tipos de atendimento é o campo de atuação.

Enquanto o APH Convencional é direcionado para situações cotidianas, como acidentes de trânsito, por exemplo, o APH Tático é usado em situações que envolvem armas.

Assim, se comparados os dois, é possível compreender que o Atendimento Pré-Hospitalar Tático é mais complicado, por isso requer treinamento específico.

Como se especializar na área?

A especialização em Atendimento Pré-Hospitalar Tático pode acontecer em qualquer momento da vida do profissional.

A nossa dica para você, que tem interesse em ingressar na área, ou em turbinar seus conhecimentos no assunto, é investir em uma pós-graduação.

A Verbo Educacional conta com a pós em Atendimento Pré-Hospitalar Tático Policial e Militar.

O curso é voltado para agentes de segurança pública, privada, profissionais da saúde e demais interessados no atendimento.

Ou seja, para ingressar nesta especialização, você pode ter diploma de nível superior (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo) em qualquer área.

Agora que você já conhece a história do APH Tático no Brasil, que tal aprofundar seus conhecimentos na técnica com a pós-graduação da Verbo Educacional?!

Share.

Leave A Reply