Saúde mental: a maior tendência para 2022

0

Após quase 2 anos de pandemia e o enfrentamento de muitos tabus, finalmente este transtorno vem ganhando a devida atenção.

Em 2022 precisaremos entender e trabalhar os impactos que a pandemia deixou. O cenário vem mudando dia após dia e um assunto que era comumente deixado de lado, vem atraindo a atenção de todos os públicos em vários cantos do mundo: os transtornos mentais.

Transtornos mentais são alterações no funcionamento da mente e afetam os aspectos emocional e cognitivo, bem como o comportamento do indivíduo. Estes distúrbios são caracterizados por perturbações geralmente associadas a depressão, sofrimento, síndrome do pânico, transtorno bipolar, entre outros. Apesar de muito comuns, tais alterações são frequentemente tratadas como tabu.

Muita coisa mudou e a saúde mental finalmente entrou no foco das organizações. Durante o período em que, a maior parte das pessoas mudou drasticamente sua rotina devido à pandemia, houve um aumento de quase 60% nos casos de depressão e ansiedade.

De acordo com um estudo realizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) onde cerca de 900 pessoas de diferentes estados foram entrevistadas, apenas 5% não relatou sintomas de abalo na saúde mental no período da quarentena.

A boa notícia é que estes dados começaram a mudar. Especialistas acreditam que a entrada do novo ano e o retorno gradativo às atividades presenciais, possam favorecer os cuidados com a saúde mental.

Nas últimas semanas, o Instituto IPSOS (Especialista em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública) compartilhou dados de sua mais recente pesquisa realizada em diversas partes do país. O resultado mostrou que cerca de 75% dos brasileiros tem se preocupado com o bem-estar mental e 8 a cada 10 brasileiros acredita que a saúde mental é tão importante quanto a física.

Tendo em vista os acontecimentos dos últimos anos, talvez a esperança e a expectativa por dias melhores estejam ajudando a população a realmente se ater a questões relevantes como essa.

Sabemos que a pandemia trouxe um grande cenário de incertezas, mas no contexto geral é ótimo ver que, além do governo e as empresas, a sociedade, a mídia e marcas que se comunicam com o público estão preocupados com esse assunto. Quanto mais informações confiáveis as pessoas tiverem em mãos e mais a sério as questões relacionadas ao assunto forem levadas, maiores são as hipóteses de que a saúde mental deixe de ser tratada como tabu um dia.

Aqui na Verbo temos várias opções de Pós-Graduação para você que quer sempre ir além. Clique aqui e saiba mais!

Share.

Leave A Reply