Investir com assertividade: dicas para quem está começando

0

Se preparar financeiramente é o primeiro passo para quem quer se aventurar nesse mercado

Não faltam propagandas pela internet prometendo fórmulas rápidas e milagrosas para se lucrar com investimentos financeiros. Porém, é de suma importância entender como o mercado funciona e o quão desafiador é investir. Segundo dados da Bolsa de São Paulo, o número de pessoas físicas investindo cresceu 92% no ano passado, chegando a 3,2 milhões de contas. Esse é o quinto ano consecutivo com aumento no número de investidores físicos. Em 2019, o crescimento foi de 106,7%.

Não faltam comerciais pela internet prometendo fórmulas rápidas e milagrosas para lucrar com investimentos. Nos últimos anos, de fato, o mercado financeiro viveu uma expressiva democratização.

Segundo dados da Bolsa de Valores de São Paulo, o número de investidores individuais cresceu 92% em 2020, chegando a 3,2 milhões de contas de pessoas físicas. Esse é o quinto ano consecutivo de crescimento que, em 2019, chegou a 106,7%.

Entender como o mercado funciona, conhecer as possibilidades de ativos e se preparar financeiramente são passos fundamentais para obter sucesso nos investimentos.

Por que investir?

Concentrar parte do seu rendimento em um fundo de investimentos é uma ótima escolha para quem deseja construir patrimônio a partir do próprio dinheiro, colocando a economia para trabalhar a seu favor.

Para investir com assertividade é importante estabelecer metas, como comprar um carro, fazer uma viagem, iniciar uma especialização, adquirir a casa própria. Definir o que está buscando e um prazo para alcançar o objetivo é essencial.

Além disso, investimentos envolvem riscos e exige comprometimento. Por isso, antes de investir seu tempo e dinheiro é preciso entender o básico e conhecer as melhores opções. Optar por um título do Tesouro Direto, por ações na bolsa de valores ou por Fundos Imobiliários, por exemplo, é uma decisão importante que define o perfil do investidor – dos conservadores aos arrojados, e que, se escolhido corretamente, poderá maximizar os rendimentos.

A partir do conteúdo da pós-graduação em Gestão de Investimentos e Análise de Mercado da Verbo, reunimos as principais dicas para quem está começando a se aventurar no mercado financeiro, confira:

6 dicas para o investidor iniciante

Faça planejamento: organizar o fluxo de entrada e saída de caixa é o primeiro passo para planejar as finanças e ajuda a controlar gastos e investimentos. Formate uma planilha e não deixe nada de fora. Corte itens desnecessários do orçamento, economize e separe mais dinheiro para investir. Por fim, defina um valor fixo mínimo e uma frequência de investimento.

Quite suas dívidas: antes de começar a investir, resolva suas pendências financeiras. Com isso, você poderá comprometer o seu dinheiro com investimentos sem se preocupar com dividendos e com juros levados.

Determine seu perfil: saiba onde você quer chegar e determine objetivos de curto, médio e longo prazo. Entenda também qual é seu perfil na hora de investir: mais conservador, que prioriza a segurança dos rendimentos; mais agressivo, que não tem receio de arriscar; ou moderado, que é o equilíbrio entre os dois perfis.

Faça escolhas conscientes: assuma os riscos de investir, mas faça aportes conscientes. Investir em renda fixa, por exemplo, é um bom começo para quem quer explorar o mercado com segurança e margem de rentabilidade. O dinheiro fica disponível para o governo ou para os bancos, que financiam atividades a partir dele e depois oferecem rentabilidade pelo ‘empréstimo’.

Separe uma reserva emergencial: ter dinheiro guardado para possíveis contratempos traz segurança para o investidor, que fica mais tranquilo em caso de emergências. Evite o erro de não estar preparado.Exercite a paciência e a disciplina: independentemente do que aconteça, é preciso manter o planejamento. Autocontrole, disciplina e paciência são essenciais. Priorize seus objetivos e pense no seu futuro. O resultado, por vezes pode demorar a aparecer.

Se você deseja se especializar na área para fazer investimentos com conhecimento aprofundado do mercado financeiro, invista em você e na sua formação. A Verbo Educacional conta com o curso de Gestão de Investimentos e Análise de Mercado que amplia seus conhecimentos do cenário econômico, de técnicas e estratégias financeiras. Conheça o curso e matricule-se.

Share.

Leave A Reply