Se você é da área de contabilidade, já deve ter ouvido falar sobre o Exame de Suficiência Contábil. Caso ainda não esteja totalmente por dentro do teste, vamos esclarecer todas suas dúvidas neste post! 😉

O que é?
Organizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), o teste tem o objetivo de comprovar o conhecimento médio para que o Técnico e o Bacharel em Ciências Contábeis possam exercer suas funções no mercado de trabalho. Também é conhecido como Exame do CFC ou Exame do CRC.

O Exame de Suficiência Contábil foi criado em 1999 e durou até 2004, ano em que foi suspenso. Porém, em 2010 o projeto de lei (12.249) do exame foi aprovado e suas avaliações foram retomadas no ano seguinte como condição para obter o registro no conselho de classe.

Com duas edições ao ano, o teste é constituído de 50 questões objetivas com quatro opções de resposta para cada questão, sendo apenas uma correta. Para o candidato ser aprovado precisa acertar 25 ou mais questões. Durante a avaliação é permitido o uso de calculadora, desde que a mesma não armazene textos.

O exame pode ser prestado após a graduação ou pelo aluno que esteja no último ano de Bacharel em Ciências Contábeis. Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, a previsão para a data da primeira edição do exame deste ano é para abril ou maio.

Share.

Leave A Reply