Dicas para lavar as mãos corretamente

0

Dia Mundial de Higienização das Mãos, em 5 de maio, sensibiliza para a importância da lavagem correta

O processo de higiene das mãos não deve durar menos de um minuto

Um dia dedicado à sensibilização sobre a importância da higiene das mãos nunca fez tanto sentido quanto em meio à pandemia de Covid-19. Em 2009, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu 5 de maio como Dia Mundial de Higienização das Mãos, o objetivo era reforçar o hábito como medida de prevenção e controle de infecções. Agora, a limpeza frequente das mãos se mostra como uma das formas mais eficazes de reduzir a disseminação do coronavírus.

Desde o início da pandemia, 94% da população brasileira melhorou seus hábitos de higiene de acordo com levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas Qualibest. Com o passar do tempo, no entanto, a tendência é que as pessoas relaxem esses cuidados e que as lavagens se tornem mais displicentes.

A mestra em saúde coletiva, Luciane Benazzi, destaca a importância de manter o hábito correto: “Só a higienização rigorosa das mãos é capaz de evitar que microorganismos, incluindo o coronavírus, sejam levados para as mucosas, como boca, nariz e olhos”. A docente ensina, ainda, como fazer a limpeza adequada: “Esfregue a palma e o dorso das mãos. Lave entre os dedos e também os punhos, sempre utilizando água e sabão ou álcool 70%”. Segundo a professora, o ideal é que o processo não leve menos de um minuto.

Dicas para higienização correta das mãos:

  1. Dê prioridade para o uso de sabão antibactericida. Outros sabões, no entanto, também são eficientes;
  2. Dois mililitros de sabão são o suficiente para higienização das mãos;
  3. Esfregue toda a extensão da mão, incluindo o dorso e a palma;
  4. As pontas e entre os dedos e embaixo das unhas são partes que também não podem ser esquecidas;
  5. Quando não estiver em casa, utilize o cotovelo ou um pedaço de papel para fechar a torneira.

Com abordagem multidisciplinar, a Verbo Educacional oferece pós-graduações voltadas à saúde. São cursos que primam pelo cuidado dentro e fora do âmbito hospitalar. Seja um especialista em Saúde Comunitária, Gestão da Qualidade em Saúde, Gestão Hospitalar ou escolha outros cursos da área da saúde.  O seu futuro e o da sua saúde estão nas suas mãos.

Share.

Leave A Reply