Dizem que depois do Carnaval é que começa o ano de verdade, não é mesmo? É chegada a hora de colocar as metas em prática, arregaçar as mangas e ir atrás de cada objetivo seu. Mas, antes de tudo, é preciso se organizar. Saber administrar seu tempo da maneira correta pode lhe ajudar a ter uma vida mais estruturada. Com o nosso eBook de Gestão do Tempo você vai aprender as técnicas e ferramentas necessárias para realizar todas as suas tarefas e necessidades do dia.

Vamos à pergunta que não quer calar: por que temos a sensação de falta de tempo?

1) É importante se planejar

Planejamento é saber projetar suas necessidades num momento futuro. A falta de organização e planejamento, somado ao imediatismo, causa a sensação de falta de tempo. Aliás, planejar requer saber esperar e entender que nem todos os planos são realizados no momento em que se deseja. É necessário entender o tempo natural para a concretização dos seus objetivos. Portanto, investir em planejamento possibilita que você avalie melhor os riscos e consequências, possibilitando, assim, maiores chances de você realizar seus planos.

2) Cuide de você e das suas emoções

Pensamentos conduzem sentimentos, sentimentos conduzem ações, e ações conduzem ao resultado. Portanto, quando se está desorganizado emocionalmente é provável que não se consiga tomar as decisões de forma correta no que diz respeito às ações, o que pode acabar gerando uma frustração.

É importante lembrar que você é totalmente responsável pelas suas ações. Aprenda com a frustração e tente refletir o que não foi efetivo para que tal coisa não acontecesse da sua maneira. Quanto mais você parar para pensar, maior será sua capacidade de análise. Sempre é possível ver o lado positivo de cada situação através da resiliência.  

Quem eu sou? No que acredito? O que eu tenho medo? O que eu quero para o meu futuro? Que passos necessito para chegar lá? Essa são algumas questões que precisam ser respondidas. Para continuar seguindo no caminho para seus objetivos, entenda que tudo tem seu tempo e que as recompensas irão chegar.

3) A Tríade do Tempo

Essa ferramenta foi desenvolvida por Christian Barbosa, especialista em administração do tempo e produtividade. Segundo sua teoria, as tríades do tempo – importante, urgente e circunstancial – nunca acontecem de forma simultânea, ou seja, há sempre uma ordem classificatória das tarefas.

Uma boa técnica de administração é ter um cronograma. Logo, aplicando a Tríade do Tempo na sua rotina, em conjunto com o cronograma, você pode conseguir organizar melhor o seu dia e sua semana. Monte uma tabela, relacionando a Tríade com suas atividades, crie uma coluna para suas tarefas e outras, ao lado, para escolher qual a esfera – importante, urgente ou circunstancial. Assim, estabelece prioridades e o tempo necessário para execução.

Antes de ficar angustiado em relação a todas as tarefas que precisa fazer, tenha seu cronograma em mãos. É importante jogar no papel tudo o que se tem a fazer. Se alguma tarefa tem prazo de entrega, é essencial colocar a data ao lado dela. Coloque horário e dia da semana ao lado das tarefas que já são rotinas na semana. Enquanto seu cronograma não se tornar um hábito, você deve anotar detalhadamente cada uma das suas atividades.

Se você ficou com vontade de aprender mais e aplicar novas técnicas de administração de tempo na sua vida, acesse nosso site e faça o download gratuito do nosso eBook Gestão do Tempo. Com um bom planejamento, novos hábitos e um cronograma bem estruturado, você nunca mais vai reclamar que precisa de um dia com mais de 24 horas!

Share.

Leave A Reply