8 dicas para você organizar a sua rotina em casa

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Entenda como a gestão de tempo pode contribuir com o dia a dia de trabalho, estudo e lazer em casa

A pandemia transformou a rotina das pessoas em todo o mundo. Entre as mudanças mais impactantes está a unificação dos locais de estudo, trabalho e convivência: o lar também se tornou empresa e instituição de ensino. Para quem está focado nos estudos ou precisa de concentração absoluta no trabalho, essa nova realidade exige adaptação e organização. Mais do que definir os limites físicos entre essas diferentes dimensões da vida que passam a ocupar o mesmo espaço, o desafio é também organizar os horários e a distribuição das tarefas no dia a dia, para que nenhuma esfera acabe prejudicada.

A gestão de tempo se torna, portanto, primordial para uma rotina eficiente, principalmente em fases mais intensas no trabalho, período de provas ou trabalhos de conclusão nos estudos. A eficácia está na divisão de horários. Limitar períodos de estudo, trabalho e lazer, listar as prioridades e definir a melhor estratégia para colocar tudo isso em prática é fundamental. Essa organização contribui para focar nas atividades e evitar distrações ou a sobreposição de tarefas diferentes. Pensando nessa nova realidade, separamos 8 dicas que podem ajudar você a gerir o seu tempo e organizar a sua rotina:

  • Lute contra procrastinação

A pandemia tem sido um facilitador da procrastinação. É importante entender que isso não tem a ver com preguiça. Procrastinar está ligado diretamente ao desenvolvimento evolutivo: nosso cérebro fica confuso quando duas partes essenciais acabam por competir pelo controle ao mesmo tempo. WhatsApp, videogame, livros e filmes, são fontes de atenção alternativa e podem incentivar a procrastinação. Perceba quais são as suas distrações e abra mão delas para se concentrar.

  • O que é prioridade de verdade?

Limpar a casa parece mais importante que responder um e-mail urgente de trabalho? Ficar acordado até mais tarde para colocar as séries em dia é mais convidativo do que os estudos? Quando tudo é prioridade, nada é prioridade. É preciso entender e definir o que precisa ser feito e quando deve ser feito. Na hora de estabelecer suas urgências, leve em conta as esferas pessoal e profissional, sem abrir mão do seu bem-estar mental e físico. Considere todos os aspectos na hora de definir sua lista de prioridades!

  • Planeje bastante

Use tabelas, papel e caneta ou aplicativos. O importante é que você liste tudo para se organizar. Divida seu tempo entre trabalho, lazer, descanso e estudos. Reserve pelo menos um tempo mínimo diário para estudar e elabore um cronograma com todos os afazeres pendentes, assim você não perde prazos e evita acumular tarefas.

  • Tenha um local reservado para trabalho e estudos

Organizar seus materiais diariamente para estudar ou trabalhar pode tomar muito tempo. Reservar um espaço com essa finalidade, iluminado e previamente organizado ajudará a aproveitar melhor o tempo. É importante ter todos os materiais necessários à mão. Está estudando finanças? Tenha sempre uma calculadora ao alcance. Lendo sobre Direito? O vade mecum não pode faltar. Isso também otimiza o seu tempo!

  • Conte com a tecnologia

Recursos não faltam pra facilitar a rotina. Existem diversos aplicativos que podem ajudar você a se concentrar, como o Forest – que dá recompensas para quem permanece longe do celular utilizando recursos de gameficação, e a organizar seus estudos, como o Treelo – app com recursos para gerenciar listas, tarefas e prazos individuais ou comparitlhados. Não esqueça de ganhar tempo em outras tarefas, como se informar através de podcasts enquanto cozinha ou pagar uma conta diretamente pelo aplicativo do banco.

  • Lazer também importa

A produtividade está ligada diretamente ao corpo e ao bem-estar psicológico. Mesmo que sua prioridade seja estudar ou trabalhar, não abra mão de momentos de diversão e cuidados com a própria saúde. Lembre-se de manter o corpo hidratado e alimente-se bem.

  • Divida seu tempo

Não tente fazer tudo ao mesmo tempo. Se for estudar, organize-se para ler, revisar e fazer os exercícios em momentos diferentes. No trabalho, reserve períodos distintos para ler e responder e-mails, fazer reuniões ou produzir. Assim, você se concentra melhor nas atividades.

  • Estabeleça metas

Definir objetivos diários é essencial para uma boa gestão de tempo. Auxilia no acompanhamento do progresso e satisfaz com recompensas a cada vitória. Você pode colocar metas de número de páginas lidas por dia, quantidade de questões respondidas, e-mails lidos, etc. É importante acompanhá-las periodicamente e celebrar o seu atingimento.

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