Entre 2012 e 2018 o Brasil registrou cerca de 4,2 milhões de acidentes de trabalho, sendo que 15.768 resultaram em mortes. O alto número de casos torna necessário a especialização de profissionais que encontrem alternativas para que os acidentes e doenças ocupacionais sejam evitados, sabendo alinhar a qualidade de vida, segurança e saúde dos profissionais. Reunimos aqui três curiosidades para você se informar e entender a importância da área de Segurança do Trabalho. 

1 – A segurança do trabalho é uma ciência

Antes de tudo, a segurança do trabalho é uma ciência humana que visa prevenir, proteger e garantir o bem-estar e saúde do trabalhador. Sendo assim, é uma área interdisciplinar porque envolve o conhecimento da medicina, engenharia, enfermagem, estatística e epidemiologia e também o desenvolvimento de tecnologias para equipamentos de proteção individual (EPIs). 

2 – É uma área regulamentada por leis

As NR’s são normas regulamentadoras que fazem parte da legislação trabalhista brasileira. Elas determinam exatamente como cada tipo de empresa deve praticar a segurança do trabalho. Também são descritos as penalidades e multas que tais empresas sofrerão caso não cumpram as exigências. 

3 – Doenças ocupacionais estão relacionadas à segurança do trabalho

As doenças ocupacionais estão diretamente relacionadas às condições de trabalho exercidas pelo trabalhador. Ou seja, a forma como são executadas tais atividades podem aumentar a proporção das doenças. Dessa forma, é de extrema importância que as empresas invistam em prevenção e estejam atentas às doenças relacionadas ao trabalho que executam a fim de reduzir o número de afastamentos por acidentes e aumentar a qualidade de vida do seu trabalho. 

Caso você deseje se especializar em Segurança do Trabalho, conheça nossos cursos EAD de pós-graduação: Enfermagem do Trabalho; Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia; Higiene e Segurança do Trabalho; Psicologia do Trabalho e Saúde e Segurança do Trabalho. Se interessou? Então clique aqui e matricule-se já. Aproveite as facilidades do EAD e estude sem sair de casa! #VemProEduca

Share.

Leave A Reply